Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Silicone, sim senhor

Três considerações iniciais:

1) Dou-me o direito de fazer uma pausa nos textos melodramáticos. Não vai durar muito, eu sei. Mas serve para dizer que eu não sou uma pessoa que vive chorando dia e noite sem parar. Sou lymdah e phyna. E fica aqui um recadozinho diretamente do meu lado maldoso: não confia no seu taco, bem? Quanto recalque! Relaxa, gata: o que tiver que ser será.

2) Sou super a favor de cirurgia plástica. Acho que a gente tem mesmo que mudar aquilo que incomoda a gente. E a medicina tá aí pra isso.

3) Sim, eu coloquei silicone. Não, eu não me tornei peituda feito a Pamela Anderson.

Ok. Iniciemos com a explicação teórica: mamoplastia com redução e inserção de prótese - 250ml. Muito prazer: esta sou eu. E este é o meu post siliconado.

Há tempos eu tinha vontade de fazer a cirurgia. Depois de amamentar por quase um ano, a lei da gravidade pesa sobre os ombros da gente. Fato.

Nunca fui "desprovida", por isso não aumentei um milímetro do tamanho dos meus peitos. Chego a afirmar que até diminuiu. Ainda assim, precisei colocar a prótese mesmo assim. E estou feliz da vida. Mas há coisas que uma mulher deve saber antes de se submeter a isto, e eu gostaria muito que alguém tivesse me dito tudo isso antes. Não disseram, por isso eu vou dizer.

Com todos os exames feitos e aprovado, no dia D acordo eu as 5 da manhã, pego minha mochilinha e vou, toda formosa e contente pro hospital. Dirigindo, porque já sei que vou ficar dias sem poder dirigir depois, e sozinha, porque ninguém precisa acordar as 5 da manhã pra não fazer absolutamente nada no hospital. 

No momento da internação, a bonitinha da recepção me diz: "já te falaram do cheque caução de R$ 5.000,00?"

Hello, Unimed Ourinhos: isso não pode! 

Pior: depois de eu responder que não falaram e que eu não ia deixar cheque nenhum, a bonita ainda disse que estava equivocada, que o cheque caução só é exigido para emergências, e não para cirurgias eletivas. Piorou, né? Despreparo total dos funcionários... Coisa feia.

Enfim: entrei, coloquei a camisolinha básica (modelito super fashion) e a touquinha chique pra prender os cabelos, e fiquei la esperando. As 7:00 me deram um pré-anestésico, ainda no quarto, e logo depois me levaram pro centro cirúrgico. 

É bem legal passear de maca: você só vê o teto! =)

Chegando lá, cumprimentei as enfermeiras. 

Você não é a filha do Dr. Fulano? Sim, eu sou (meu pai é anestesista, mas não foi ele quem fez a minha anestesia).
Você não fez outra cirurgia no ano passado? Sim, eu fiz.

Tô em casa!

A cirurgia em si é bem tranquila. Até porque, gente, ninguém vê nada. E pra quem tem insônia, é a coisa mais linda do mundo: você deita na caminha, toma um remedinho e dorme que nem anjo. 

Mito: anestesia dói?

Não, a anestesia não dói. Nada. Nada mesmo. Eu tomei geral dessa vez, então colocaram uma máscara parecida com aquelas de inalação no meu nariz e um abraço. Já era a Lulypim. Mas já tomei aquela na coluna também (em outra cirurgia). E não é mentira: você sente um geladinho nas costas, e mais nada. Benditos sejam os anestesistas. Pode confiar: não dói, e você vai sim acordar depois. Se este é o seu medo (conheço gente que morre de medo da anestesia), vai na fé.

Ok. 


Aí, você vai acordar depois que tudo já tiver terminado, na sala de recuperação. Desta vez, eu acordei morrendo de frio e com dor. Mas, pasmem: com dor na barriga. Explico: é que além da mamoplastia, eu fiz também a correção de uma cicatriz que eu tenho na barriga. E a dor que eu senti foi só na barriga mesmo. Também, penso que eu senti essa dor porque ao invés de colocarem em mim o sutiã pós cirúrgico, colocaram aquela cinta que parece um macacãozinho. Não precisava apertar a minha pobre barriguinha, né? 

Me cobriram e me medicaram. Passado o frio e a dor, me levaram para o quarto. Não tinha ninguém me esperando, porque, repito: não tem necessidade nenhuma de submeter outro ser humano ao ambiente de hospital. Ninguém vai poder fazer nada por você a não ser as enfermeiras, então, deixa o povo quieto em casa e só incomode quando alguém precisar ir te buscar.

Sou dessas.

Tem gente que faz a cirurgia e quando acorda já vai embora, no mesmo dia. Eu dormi lá. Quer dizer, cochilei, né? Porque pra mim é simplesmente impossível dormir de barriga pra cima. Tô sofrendo com isso ainda. E me disseram que eu não vou conseguir dormir de bruço nunca mais. Mas eu já tive essa sensação de "nunca mais" quando engraviedei e quando fiz a cirurgia na barriga. E há poucos dias, eu dormia de bruço tranquilamente.

No outro dia, enfermeiras vieram me ajudar a tomar banho e perto da hora do almoço eu tive alta, com a recomendação de que eu deveria evitar ao máximo de movimentar os braços. Bracinhos de Horário. Antibióticos, remédio pra dor, rifocina pra passar em cima da cicatriz. Belê. Já conheço o procedimento.

Fato: não senti dor quase nenhuma. De verdade. Tanto que havia prescrição para eu tomar analgésicos a cada 6 horas, mas eu tomei uma vez só. Mas isso não é regra: tem gente que sente bastante dor. Eu achei super tranquilo.

Legal. A noia começa só alguns dias depois. 

Eu tive a sorte de ter uma amiga que fez exatamente o mesmo tipo de cirurgia que eu dois dias antes de mim, então até hoje (tem 18 dias que eu operei) trocamos experiências.

Olha que diferente: logo que ela me disse que também tinha feito, a primeira frase dela foi: "Ninguém me falou que essa poha doía tanto!" Viu como não é regra? Eu não senti dor quase nenhuma. Ela quase morreu. E eu tenho outras amigas que não sentiram nada e outras que sentiram tudo. Vai de cada um.

Desde então, começamos o compartilhamento de loucuras.

a) Um peito tá maior que o outro. 

SOCORRO!!!!! Já fiz a porcaria da cirurgia para ficarem os dois iguais, como assim ficou um maior que o outro? E espera um pouco... parece que tem um mamilo mais pra cima que o outro! #MeuDeus. Pára tudo! Vou voltar pro centro cirúrgico e mandar tirar essa porcaria! Estavam tristes e cabisbaixos, mas pelo menos eram naturais!

Com os dias, descobrimos que é apenas o inchaço. E que alguns movimentos fazem inchar. Como digitar, por exemplo. Segundo ela, a primeira vez que ela usou o computador, ficou parecendo que amamentava gêmeos! Eu não tive esse problema. Mas no começo fica inchado, e um mais que o outro. Normal.

b) Um ponto arrebentou. 

HEIN?!?! Como assim arrebentou? Pois é. Fato. Arrebentou. E ficou bem estranho. Bem feio de ver, pra ser bem sincera. No meu caso, foi na junção da auréola com a pele do peito. E quando arrebentou, abriu, o que certamente faria (fará?) a cicatriz ficar grande e feia.

Liguei pro médico, e ele me mandou ir no consultório. Lá, refez o ponto. Juntou a auréola com a pele e costurou de novo. Simples assim. Sem anestesia. Doeu um pouco, mas não muito. Tava tudo meio amortecido. Enfim. Ok. Pontos refeitos, volto eu pra casa, mas muito bem avisada que o ponto refeito poderia "não pegar". 

c) Agonia! Os peitos não igualam! Já se passaram alguns dias, e ainda está um maior que o outro! 

Calma. É normal. Os meus igualaram bem rapidinho. Os da minha amiga demoraram um pouco mais, mesmo ela tendo feito a cirurgia antes de mim. Relaxa que vai igualar. E se não igualar, me liga, que a gente processa o médico! =)

Em tempo: a hora do banho é a hora do siricutico. É quando você vai olhar, apalpar, achar um milhão de defeitos, chorar, desejar não ter feito a cirurgia. Fica fria: pensa que daqui uns dias você vai estar andando sem sutiã por aí e nem vai lembrar dessa tristeza toda. Simples assim.

d) Ah, não! Alergia!!!

Olha só. O esparadrapo micropore dá coceira na pele mesmo. Normal. Algumas pessoas, como eu, são mais sensíveis. Tive (e ainda tenho) feridas em todas as parte que ficaram em contato com o esparadrapo. Coça pra caraleo. Já prepare uma pomadinha aí. Recomendo Polaramine. Nem convém dizer aqui que eu tive uma reação alérgica generalizada e estou inteirinha empipocada e coçando, porque prefiro achar que isso não tem relação com a cirurgia. Mas o fato é que eu estou vivendo à base de antialérgicos.

e) Dia de tirar os pontos. 

Desastre total. Aquele ponto meu que tinha sido refeito abriu de novo quando tirei os demais. E um outro abriu também. Sim: o peito ficou absurdamente horrível. Odeiei. Queria me matar. Queria não ter feito. Chorei.

Mas passou. Ao que me parece, a situação de "abrir pontos" é bem normal. Acontece com muitas pessoas. E não adianta: tem que esperar cicatrizar tudo e depois refazer só a cicatriz. É o que eu vou fazer. Ainda estou nessa fase zuada. E já me recomendaram óleo de rosa mosqueta, Hipoglós amêndoas, e uma fita elástica de silicone, que faz a cicatriz diminuir bastante. Vou usar tudo assim que sumir a ferida (ainda tá meio abertinho.... é... nojinho!)

E falando nisso, a minha amiga me disse hoje que um ponto dela também abriu. Triste. A gente nunca quer que isso aconteça, mas faz parte.

Por hora, é isso. Ainda tenho alguns dias de recuperação pela frente, mas estou bem contente. 

Minha recomendação? Se te incomoda, faça. Se acha grande, diminua. Se acha pequeno, aumente. Se acha mole, endureça. Se são diferentes, iguale. Vale a pena. Mas se prepare, porque essas e outras encanações e coisas chatas vão surgir no meio do caminho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário